Trade Marketing: o que é e como aplicá-lo

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 09/07/2021 Acessos: 150 Comentários: 0

Aprenda a aplicá-lo no seu ponto de venda

70% das decisões de compra ainda são tomadas no ponto de venda. 50% dessas decisões são tomadas por impulso. Sendo assim, o Trade Marketing é fundamental para quem quer ver sua mercadoria em destaque no ponto de venda. Sendo umas das estratégias mais antigas do Marketing, ideal para as empresas produtoras que querem sua marca visível e em posição de competitividade.

O Trade Marketing é uma estratégia voltada para a exposição estratégica dos produtos nos pontos de venda, possibilitando que o shopper consiga visualizar adequadamente os produtos ofertados. Mais do que dar visibilidade, o trade marketing é uma estratégia de posicionamento de mercado.

Essa estratégia tem práticas que fortalecem a marca justamente por uma união de fatores:

- presença na praça onde encontra-se o shopper

- inovação em relação ao mercado

- boa exposição dos produtos

- espaço dividido com outros concorrentes

- ações de destaque dentro dos canais de distribuição

Existem diversas vantagens quando se coloca o Trade Marketing como uma estratégia importante:

AUMENTO NAS VENDAS

O produtor precisa que, ao chegar aos varejistas, seu produto alcance um bom volume de venda e que gere capital de investimentos, produção e lucro.

Do outro lado, o ponto de venda também precisa que as mercadorias que ele compra tenham boa saída. O Trade Marketing é a ferramenta que gera ganho para ambos os lados.

PERCEPÇÃO DE PÚBLICO

O trabalho em campo tem um resultado direto na visibilidade que essa mercadoria tem para o público, ainda que ele não conheça o produto. É necessário causar boa impressão no shopper, para que ele decida pelo seu produto, não o do concorrente.

DOMÍNIO DE MERCADO

Esse é um dos principais resultados que se espera da aplicação dessa estratégia. A ideia é que, com uma boa relação com os varejistas, com boa exposição dos produtos nos pontos de venda e com ações de marketing eficientes, se obtenha um domínio amplo do mercado. Além de presença, isso significa ser escolhido com frequência no momento de decisão de compra.

Entendeu a importância dessa ação para sua empresa? Veja dicas de ações para realizar no seu ponto de venda e ter um Trade Marketing de sucesso:

Compre e ganhe: cliente compra acima de determinado valor e recebe um brinde (varejistas podem solicitar ao produtor)

Distribuição de bindes: gratuitamente o shopper recebe um brinde ao finalizar sua compra

Planograma de marcas para melhor apresentação visual ao shopper: apresentação visual dos produtos de acordo com o apelo do publico (o que vende com mais frequência)

Utilização do material de merchandising: materiais com apelo visual e que chamam atenção (não abra mão do material de PDV, é ele quem vai impactar seu público-alvo)

Pontos extras, ilhas promocionais e cross merchandising em pontos de alto fluxo e compras: locais moveis criados para despertar a experiência de compra e gerar consumo. Normalmente são negociados com as empresas fornecedoras (produtoras).

A Cobra D’agua dispõe de uma grande linha de materiais de PDV e ações de trade marketing no ponto de venda a disposição do lojista parceiro. Além disso, possuímos fardamento e diversos materiais a serem distribuídos como brinde, para funcionários, clientes e para sorteios.

E aí, gostou do conteúdo? Você, parceiro lojista, que possui interesse em adquirir qualquer um dos materiais de Trade Marketing citados, entre em contato conosco atraves do e-mail marketing@cobradagua.com.br ou pelo WhatsApp (27) 99602-8268 e solicite o seu.

Até a próxima!

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