Público alvo e persona: o que é e como aplicá-los

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 11/01/2021 Acessos: 103 Comentários: 0

Entenda e diferença entre dois dos termos mais difundidos no marketing e como aplicá-los em sua estratégia de venda

Você já parou para pensar no seu público? Nos motivos que o faz escolher o seu produto ao invés do seu concorrente? Quais as características do seu público?

Essas informações são fundamentais para o posicionamento da sua empresa no mercado e compreensão das necessidades do seu público. Para alcançar as pessoas certas no momento certo, é necessário personalizar e segmentar as estratégias.

A noção de público alvo e persona é o primeiro passo para direcionar sua empresa no mercado e definir canal, formato da mensagem e a linguagem a ser utilizada em sua comunicação. Neste post, que faz parte do mês do Marketing da Cobra D’agua, vamos explicar os dois conceitos, suas diferenças e como aplicá-los a sua estratégia.

Vem com a gente!

Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.

Parece bastante simples a definição, certo? Basicamente, o público-alvo é uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa. Esse público pode ou não ser diversificado. É importante destacar que o público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produto que você oferece.

O público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.

A definição certa do seu público-alvo engloba muitas informações sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes para definir o perfil do público-alvo.

Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de você entender melhor os seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele, pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo chances de perdas.

Já a persona, diferente do público alvo, é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

A criação de uma persona e da definição de um público alvo para o seu negócio faz toda diferença na estratégia de marketing digital: o objetivo é enviar a mensagem certa para as pessoas certas, a fim de obter maiores chances de sucesso.

Dentre as vantagens dessas estratégias, estão

  • Determinam o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  • Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Para ter campanhas relevantes, é necessário estar por dentro do que é importante para o seu público.

Assim, é preciso ficar de olho em notícias e tendências do que o público está passando no momento. Sem isso, você corre o risco de ter uma abordagem e visão obsoletas e desatualizadas do que é relevante para o seu público.

Além disso, você perde a chance de interagir e engajar com ele no momento ideal para encantar seus clientes, leads e prospects.

Com estudo bem feito e real interesse em entender as dores delas, as campanhas conseguem atingir em cheio o público desejado.

Caso tenha interesse em definir sua persona ideal, o Gerador de Personas do Rock Content é uma ótima ferramenta (e gratuita!) que pode te auxiliar. Para ter acesso, clique aqui https://geradordepersonas.com.br/ .

E aí, gostou desse conteúdo? Entendemos que público alvo e persona é o ponta pé inicial para começar a entender melhor seu cliente e seus hábitos. Por isso, escolhemos esse tema para iniciar a Série de Marketing da Cobra D’agua. Os artigos saem toda sexta-feira durante todo o mês de janeiro. Acompanhe!

 

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