OMNICHANNEL: o que é e seus benefícios para os lojistas

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 28/09/2021 Acessos: 60 Comentários: 0

Descubra as características dessa ferramenta já tão utilizada e quais os benefícios para o seu ponto de venda

Omnichannel é a integração de todos os canais de comunicação e vendas utilizado por uma empresa.

Por conta do desenvolvimento de plataformas tecnológicas cada vez mais interativas, o novo consumidor passou a se relacionar com marcas e negócios a todo o tempo e por multicanais.

Um bom exemplo disso é escolher comprar pela internet, mas procurar um atendente físico para realizar seu atendimento durante a compra.

A seguir, veja algumas ideias de como aplicar e melhorar os pontos de contato por meio do omnichannel em seu negócio.

O primeiro passo é agregar seus pontos de contato > A melhor característica do conceito de omnichannel é a integração dos canais, sejam eles lojas físicas, virtuais ou mídias sociais junto ao comprador, permitindo, assim, inúmeras possibilidades de interações entre as partes.

 

DIVULGUE OS SEUS CANAIS

 Incentive seus consumidores a acessar seus canais com o auxílio de materiais expostos já na loja física, tire seu cliente do offline e leve o mesmo para a experiência online e vice-versa.

 

UTILIZE O CHAT ONLINE PARA TIRAR AS DÚVIDAS DOS USUÁRIOS

Não importa a pergunta. Responda na hora. Cliente bem atendido é cliente fidelizado, além disso, sua taxa de conversão tende a melhorar.

 

ATUALIZE SUAS POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS

“O que hoje é novo, amanhã será antigo”. Renove suas publicações, no mínimo, duas vezes por semana e por meio delas, ganhe o engajamento e até quem sabe um depoimento de seu usuário cliente.

 

INTERAJA NAS REDES SOCIAIS

O uso de redes sociais como canal de relacionamento vem se consolidando dia após dia, por isso, trate este canal como mais uma oportunidade de implementar o omnichannel como estratégia.

 

MANTENHA SUA CAIXA DE E-MAIL EM DIA

A demora em responder a uma consulta do cliente é inversamente proporcional a sua urgência. Mesmo que o seu volume de e-mails seja alto, seja o mais rápido possível na resposta, sob pena de perder vendas.

 

ATENDA O TELEFONE

Do que adianta estar super online, mas esquecer do velho contato telefônico? Caso sua empresa opte por não utilizar mais esta ferramenta, é muito importante comunicar de forma clara em seu site o como seu cliente pode entrar em contato.

 

MANTENHA O MESMO DISCURSO EM TODAS AS PONTAS

E se a ideia no omnichannel é integrar o online com o offline, de forma que o usuário não perceba a diferença de comunicação nos diferentes canais, sua equipe precisa ser constantemente treinada para isto.

 

3 Vantagens para empresas que aplicam o Omnichannel

 

AUMENTO DA TAXA DE CONVERSÃO

A interação online, além de proporcionar a informação instantânea ao cliente, também leva a um relacionamento mais forte com o produto e com a empresa e, isto, acaba resultando no aumentando da taxa de conversão (número de visitas/sessões no site dividido pelo número de transações).

 

OPORTUNIDADE DE PESQUISA DE DADOS

O omnichannel, por suas características, também oportuniza traçar o perfil do seu público alvo, através da coleta de dados, bem como criar ações para o cumprimento de metas.

 

AUMENTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

O cliente que tem respostas rápidas e convincentes para suas dúvidas e facilidade de aquisição de produtos ou serviços, é cliente naturalmente satisfeito.

 

E cliente satisfeito, todo lojista já sabe: é cliente que vai comprar outras vezes.

Lembre-se que para o omnichannel funcionar, o fundamental é fazer com que os canais da empresa estejam falando a mesma língua, para isso é preciso além de marcar presença em todos eles, assegurar o bom atendimento durante as diversas etapas da venda!

 

Vale ressaltar que outros dois conceitos próximos ao omnichannel podem causar dúvidas em suas aplicabilidades:

  • Multichannel > quando um negócio opta por esta estratégia existe uma competição entre os canais de aquisição e não há troca de informações entre os mesmos, fazendo com que cada fonte aja de forma independente.
  • Crosschannel > já não há competição entre os canais, uma vez que eles se complementarão.

 

Por fim, você concorda que o “melhor dos mundos” é o omnichannel, onde um canal complementa o outro, proporcionando uma experiência de compra cada vez melhor ao consumidor?

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