Giro de estoque: como aprimorar

Escrito Por: Adriano Fonseca Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 26/02/2021 Acessos: 116 Comentários: 0

Saiba o que é giro de estoque, aprenda a calcular e como movimentá-lo

O giro de estoque é um dos diversos indicadores de produtividade presentes em uma empresa. Por estar diretamente relacionado com os custos e investimentos da organização, deve ser monitorado com cuidado e eficiência.

Ele compreende o tempo médio necessário para se vender o estoque mantido pela sua empresa – ou seja, o tempo que você leva para renovar a sua mercadoria.

Como cada item comprado é um capital da sua empresa que foi investido, não é interessante que esses produtos permaneçam por muito tempo parados. Afinal, é um valor que poderia ser aplicado em outras coisas.

Então, acompanhe nossas 3 dicas do que você deve fazer para aumentar o giro de estoque da sua empresa, e movimentar aquela matéria-prima que está parada há tempos acumulando poeira. Confira!

ATUALIZE SEU ESTOQUE ATUAL

Você sabe o índice de saída de cada produto na sua empresa? Caso não saiba, a deficiência de do seu giro de estoque pode ser maior do que pensa.

É fundamental começar pela analise de cada item, para que assim consiga definir sua rotatividade. Sempre separe os produtos por saída, taxa de rotatividade e excedente no estoque.

Assim, você será capaz de saber o fluxo do seu estoque, baseado em dados e informações reais e sem achismo, para tomar as decisões necessárias.

SE DESFAÇA DE PRODUTOS ENCALHADOS

Depois de definido a questão do fluxo de estoque e a armazenagem dos seus produtos – o nível de conservação e armazenagem do seu estoque – é hora de queimar seu estoque. Para aumentar o giro, muitas vezes é necessário criar promoções que desafoguem o armazenamento e gerem vendas.

Sabe aquelas promoções instantâneas que os comércios realizam? A sua principal finalidade é dar saída em peças encalhadas, antes que fiquem em estado de deterioração e defasagem.

TREINE A EQUIPE DE VENDAS

Certamente, para evitar que você diminua seu giro de estoque e acabe com investimento parado em produtos, trabalhe as vendas. Trace diferentes formas de escoar os produtos, isso é fundamental.

É necessário definir se o preço aplicado a esses produtos é compatível com o mercado.

Sugerimos que você associe seu giro de estoque com sua equipe de vendas, pois são eles que apresentam os produtos. Para aprimorar essa relação, é necessário que o vendedor conheça a fundo o que está oferecendo.

Colocando em prática essas dicas, com certeza você perceberá uma melhora em seu giro de estoque – aumentando a produtividade da sua empresa, tendo mais espaço para investir em novos produtos e reduzindo custos com armazenagem.

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e conheça soluções para melhorar o desempenho da sua empresa!

Tags: giro estoque

Deixe um comentário

Captcha