Estampas brasileiras e seu reconhecimento mundial

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Moda e Tendências Data de Criação: 26/11/2020 Acessos: 166 Comentários: 0

Estilosas e divertidas, as estampas brasileiras podem ser usadas em diversos nichos da moda. Acesse o post e confira dicas exclusivas!

A moda brasileira tem alcançado níveis de reconhecimento mundial, especialmente com sua estamparia. Foi-se o tempo em que as referências de estilo e composição restringiam-se a estilistas e marcas estrangeiras. 


Cores fortes, estampas chamativas e desenhos de flores e folhas representaram a brasilidade no cenário da moda por muitos anos. No contexto atual, porém, os tecidos com estampas brasileiras estão longe de seguir um único padrão. Confira e inspire-se:


HISTÓRICO E REFERÊNCIAS DO ESTILO 


Além de uma extensa gama de cores, tamanhos e combinações, as padronagens apresentam conceitos variados, que vão desde os mais despojados até os elegantes e contemporâneos. Os tecidos também aparecem em composições sóbrias, com fundos mais escuros e voltados para as coleções de outono/inverno.
Nas passarelas das últimas temporadas, as estampas brasileiras marcaram presença com propostas elaboradas e modernas, repletas de referências contemporâneas e cores que fogem do tradicional. Investir nesse cenário pode ser um grande diferencial para a sua marca!


PADRONAGENS BRASILEIRAS TRADICIONAIS


As estampas tropicais representam o que há de mais clássico na estamparia brasileira. Além do beachwear, podem ser utilizadas em confecções de moda fitness e casual. As estampas brasileiras mesclam tecidos lisos e brincam com variações de desenhos em tons mais fechados e abertos. 


A estampa floral também é uma escolha certeira para quem quer abrasileirar as coleções. Ela pode aparecer em versões mais românticas, com desenhos pequenos e cores claras; em propostas nostálgicas, com cores pastel e referências orientais; e em visuais contemporâneos, com fundos escuros e desenhos maiores.


ESTAMPARIA BRASILEIRA MODERNA

 


Sem perder a essência do estilo brasileiro, as tendências recentes continuam trazendo estampas coloridas e que não passam despercebidas. A principal diferença está nos desenhos, que exploram temas e combinações mais ousadas.


As estampas abstratas, geométricas, étnicas, de frutas e animais são alguns dos exemplos. Também percebe-se um jogo de cores mais criativo e experimental, que deixa as tonalidades clássicas em segundo plano. 


COMO APLICAR NAS COLEÇÕES


Mesmo conhecendo as tendências de padronagem, alguns estilistas têm dificuldade de combinar estampas em uma coleção de moda. Enquanto isso, a procura por peças com desenhos exclusivos e a febre do mix de estampas só aumenta! 


Garanta que o portfólio da sua marca seja diverso, com roupas coloridas e estampadas e peças em tons neutros e discretos. Camisetas com estampas brasileiras, por exemplo, podem fazer conjunto com saias em tecidos lisos ou calças com pequenas aplicações do mesmo padrão. 
Cada modelagem tem suas características e pede um tipo de tecido. Para a moda praia, prioriza-se elasticidade, toque macio na pele, resistência, durabilidade e proteção solar. Já na linha fitness, a compressão, a respirabilidade e o tratamento antibacteriano vêm na frente.

 
Quer trazer o DNA brasileiro para a sua marca? É só entrar em contato com a gente!

Deixe um comentário

Captcha