Custo de Aquisição de Clientes: o que é e como calcular

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 29/01/2021 Acessos: 97 Comentários: 0

CAC é uma das métricas mais importantes para a lucratividade de uma organização. Aprenda como calcular, as melhores estratégias para diminuí-lo e muito mais

Métricas e indicadores são aliados fundamentais para o crescimento de qualquer empresa que investe tempo e recurso em estratégia de marketing e venda.

Enquanto gestores tentam identificar os melhores métodos para atingir os objetivos, podem surgir dúvidas sobre a efetividade desses meios e sobre as opções que garantem resultados a um custo menor.

Esse é o papel do CAC, tema do nosso quarto e último post no “Mês do Marketing” na Cobra D’agua.

Hoje vamos te mostrar o que é CAC, como calcular e quais métricas observar para otimizar estes números.

Boa leitura!

 

O QUE É

CAC significa Costumer Acquisition Costs (custo para aquisição de clientes), define qual é o valor gasto pela empresa para transformar um lead em um comprador ou em um usuário dos serviços oferecidos.

O cálculo do CAC é feito após o levantamento de todo o custo realizado com marketing, vendas, time e operação durante determinado período. Esse resultado é dividido pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo tempo.

A fórmula é esta:

custo total para aquisição de clientes / total de novos clientes = cac

A soma de investimentos deve considerar apenas os gastos envolvidos diretamente na aquisição de clientes, que geralmente envolve as áreas de Marketing e Vendas. Desconsidere, por exemplo, os custos com a área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto.

O que deve entrar nessa soma? Seja transparente com você mesmo! Inclua tudo o que está envolvido na sua estratégia de divulgação, relacionamento e venda:

  • - Salários da equipe
  • - Comissões de venda
  • - Treinamento de colaboradores
  • - Aquisição de ferramentas
  • - Assinatura de softwares
  • - Compra de anúncios
  • - Participação em eventos
  • - Assessoria de imprensa
  • - Materiais impressos
  • - Viagens
  • - Contatos telefônicos
  • Etc.

As indicações dos números de CAC mostram se os negócios da sua empresa estão saudáveis ou não. A partir daí, a equipe de marketing tem um norte para conseguir ser mais estratégica nas decisões que tomar na captação de clientes.

Afinal, somente entendendo quanto se gasta para colocar clientes dentro da base é possível otimizar os investimentos.

 

COMO REDUZIR O CAC

Uma opção para otimizar os números da sua empresa é reduzir o CAC. Para isso, uma análise da própria métrica vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Uma medida eficiente para a redução do CAC é garantir um atendimento de qualidade. Clientes satisfeitos retornam, reduzindo a necessidade de investir para atrair uma grande quantidade de novos compradores. Nesta área, avaliar profundamente quem é seu cliente comprador com suas ações é fundamental.

Aprimorar as estratégias de vendas e também o nível e especialização das equipes, bem como as ações digitais, social marketing e outras formas diversas de estratégias complementares de vendas é uma forma de reduzir os custos de CAC.

Destacamos alguns pontos importantes sobre o Custo de Aquisição de Clientes. Lembre-se sempre de:

  • - Acompanhar a métrica ao longo do tempo para perceber o desempenho do negócio
  • - Avaliar o valor do CAC em relação ao ticket médio
  • - Considerar o contexto na avaliação da métrica (no exemplo, é um negócio iniciante)
  • - Criar a executar estratégias para melhorar o CAC

Você já percebeu como essa métrica é excelente, né? Além de ser um indicador sobre a saúde do seu negócio, ela ajuda a embasar tomadas de decisão e realizar análises e projeções.

Porém, o CAC exige que você tenha um controle completo do seu negócio, como dados de investimentos, conhecimento das ações executadas, trabalho de funil de vendas e a entrada de novos clientes.

Você já está preparado? Já começou a fazer as contas do seu CAC?

E já que estamos falando no assunto, conheça também as principais métricas de marketing de conteúdo que você deve monitorar! Acompanhe nosso blog e de um up nas ações da sua empresa.

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