BLACK FRIDAY 2021: sua loja está preparada?

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 05/11/2021 Acessos: 52 Comentários: 0

Confira dicas que vão te ajudar a preparar a sua loja para a Black Friday 2021. Fique ligado e aumente suas vendas!

Com a Black Friday 2021, o segundo maior evento do ano para o varejo nacional, batendo na porta, lojistas começam a se fazer uma série de indagações: Como oferecer descontos relevantes sem ficar no prejuízo? Por onde vender meus produtos na Black Friday? A minha loja está preparada?

 

Para ajudar tanto comerciantes experientes como quem vai vender pela primeira vez nesse período, separamos tudo o que você precisa saber para vender mais e se destacar da concorrência na Black Friday 2021.

 

Chegando em 2021, continuamos com um aumento significativo dos números do e-commerce nacional. Para você ter uma ideia, no primeiro semestre do ano foi registrado um crescimento de 31% nas vendas feitas pela internet em relação ao mesmo período de 2020. 

Outro ponto a ser levado em consideração são os novos públicos que começaram a comprar online devido a pandemia de COVID-19, pois muitos já estão totalmente fidelizados a essa forma de consumo. Isso é o que aponta o relatório Future Shopper Report 2021, onde 72% dos entrevistados responderam que pretendem continuar comprando pela internet, mesmo com a reabertura do comércio físico.

 

Esse é, sem dúvidas, um cenário animador para o segundo semestre do ano. Contudo, vender em um evento cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes e atentos, tanto às novidades como também às falsas promoções, não é moleza.

É necessário entender quais serão as tendências que vão bombar durante o evento deste ano, definir a melhor estratégia de promoções para o seu negócio e, o mais importante, construir um sólido planejamento do pré ao pós-venda para a sua loja. Isso, e muito mais, é o que vamos te contar ao longo do artigo!

 

4 TENDÊNCIAS PARA A BLACK FRIDAY 2021 

1 – Cashback

Começamos pelo Cashback, um diferencial procurado por muitos clientes no ano passado e que tem tudo para ser um grande gatilho mental para tomadas de decisão de compra em 2021. 

O termo Cashback significa “dinheiro de volta”, ou seja, o cliente faz a compra de um produto e recebe parte do valor para gastar na mesma loja ou em parceiros. Quando o cashback é utilizado para novas compras no mesmo e-commerce, a estratégia se torna uma excelente forma de atrair novos compradores e fidelizar clientes, que retornam à loja para fazer novos pedidos com o bônus acumulado.

2 – Frete grátis

frete grátis é outra tendência que impulsiona significativamente as vendas durante o período de promoções. Apesar de parecer algo que só os gigantes do e-commerce podem oferecer, essa é uma estratégia bem mais simples que a anterior e que pode ser colocada em prática até por pequenos comerciantes.

Para essa estratégia não afetar a sua margem de lucro, disponibilize o frete a custo zero apenas para regiões próximas ao estoque físico da sua loja. 

3 – Pix

Pix é uma forma de pagamento ou transferência bancária instantânea que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Provavelmente você já está utilizando o Pix para fazer depósitos de forma super rápida no seu dia a dia, mas já pensou em aceitar ele como forma de pagamento na sua loja? 

 

4 – Cupom de descontos

O bom e velho cupom de desconto é sempre uma boa maneira de impulsionar vendas durante a Black Friday.

Mas atenção: o ideal é traçar um plano de desconto pensado exclusivamente para o seu negócioUm exemplo seria utilizar cupons de desconto apenas em categorias de produtos com valor acima do seu ticket médio. 

 

Depois de conferir todo o panorama e as tendências que devem bombar no evento de 2021,  chegamos à parte mais importante e que vai determinar se a Black Friday será vantajosa para o seu negócio ou não: o planejamento de cada parte da sua estratégia. O ideal é que esse planejamento comece pelo menos 3 meses antes do evento.

 

No entanto, para ajudar até quem está atrasado nesse cronograma, separamos 6 dicas de tudo que não pode ficar de fora dos preparativos para a Black Friday 2021. 

 

 

6 DICAS PARA SE PREPARAR E VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

 

1 – Planeje suas ações de divulgação 

De nada adianta se preparar para vender na Black Friday se as pessoas não souberem do seu evento. Para isso, trabalhe ações de marketing digital com objetivo de preparar os seus clientes e alcançar novos públicos. 

2 – Não faça Black Fraude

É muito importante aprender com os erros cometidos por lojistas que seguiram essa estratégia tão infeliz que gerou até um termo específico para a prática de aumentar os preços semanas antes do evento e reduzir os valores no dia da Black Friday como se fossem promoções vantajosas: a já famosa Black Fraude. Por isso, siga uma estratégia honesta de precificação.

 

3 – Prepare o seu estoque 

Não adianta você fazer uma mega estrutura de divulgação da campanha para atrair muitos clientes para o seu negócio se você não der conta do aumento da demanda. Por isso, é essencial fazer um controle de estoque para que esteja preparado para os pedidos. Mas nada de reforçar o seu depósito com tudo o que você vende, foque nos produtos que têm mais saída

 

4 – Defina os canais de venda

Talvez a sua loja já possua um site próprio, mas pode ser mais fácil vender seus produtos fora dele, anunciando em um marketplace, por exemplo. Dessa forma, é importante definir os canais onde você fará as suas vendas da Black Friday.

5 – Facilite o pagamento

Muitas pessoas ainda têm desconfiança de colocar dados bancários na internet ou só precisam de uma condição especial de pagamento. Portanto, tenha em mente que quanto mais formas de pagamento disponíveis na sua loja, mais pedidos serão fechados

 

6 – Pós-venda: a chave para a fidelização do cliente

Pedindo enviado, chegamos ao momento mais importante da jornada do cliente, quando toda a expectativa gerada na compra, tanto com a sua loja como com o produto, pode ser atendida, superada ou frustrada totalmente.

Ou seja, esse é o momento que você irá fidelizar esse comprador e aumentar a sua base de clientes ou irá perdê-lo de vez, podendo gerar ainda propaganda negativa do seu negócio para outras pessoas, tanto no boca-a-boca como na internet.

E aí, gostou do conteúdo? Desejamos sucesso e ótimas vendas durante a Black Friday 2021!

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