5 dicas para diversificar o mix de produtos

Escrito Por: Laura Santos Publicado em: Marketing e Vendas Data de Criação: 19/02/2021 Acessos: 92 Comentários: 0

Confira algumas dicas para aumentar sua lucratividade acertando no mix de produtos

Estruturar um bom mix de produto é um dos maiores desafios para quem trabalha com comércio varejista, considerando as diversas possibilidades de atuação que uma loja pode ter.

Sendo assim, a ideia de ofertar novas opções ao cliente sem estratégia e aprender na prática se dá certo ou não, não apenas é muito arriscado, como se trata de uma decisão completamente equivocada, que podem causar diversos prejuízos a sua loja.

Diversificar o mix de produto é uma oportunidade de potencializar o lucro do seu negócio. Um mix de produto estruturado contribui para

- Oportunidade de expansão de mercado

- Maior chance de conseguir clientes

- Maior competitividade

É necessário ficar atento a alguns detalhes e passos imprescindíveis antes de decidir quais produtos farão parte do mix da sua loja. Quer saber como estruturar um bom mix de produto? Continue a leitura e confira nossas 5 dicas!

CONHEÇA SEU NEGÓCIO

Não adianta optar por expandir os produtos oferecidos, se não existe capacidade de venda ou qualquer familiaridade com a atividade. Conhecer a fundo a situação e características do seu negócio é fundamental.

Busque responder questões como

- Quais os tipos de produto/serviço oferecidos na sua loja?

- Qual o seu ramo atual de atividade?

- Qual sua região de atuação?

- Qual o tamanho da sua loja?

- Financeiramente, é viável investir no desenvolvimento de determinado produto?

ENTENDA SUA PERSONA

É importante entender as dores e motivações do seu público para montar um mix de produtos de forma assertiva. Isso pode definir se um produto é bem sucedido ou não.

Neste caso, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado, assim você vai conseguir tomar decisões seguras e mais eficazes.

AVALIE O HISTÓRICO DE VENDA

Quem tem controle do histórico de venda tem controle do rumo do seu negócio! É importante fazer uma análise detalhada desses dados e identificar padrões para estruturar um mix de produto eficaz.

É necessário considerar quais os produtos em baixa, quais as épocas desfavoráveis para certos itens e quais os produtos que impulsionam boas vendas em seu comércio.

Dessa forma, fica mais fácil entender qual a relevância de um produto e se vale a pena excluí-lo ou adicionar algum outro item. Crie o hábito de fazer esse processo periodicamente em sua loja, assim você terá maior base para tomadas de decisões.

FIQUE DE OLHO NA CONCORRENCIA

É importante prestar atenção no que as outras lojas do seu segmento estão fazendo para alcançar sucesso. Para estruturar um bom mix de produto, é essencial conhecer o mercado em que está inserido. Entenda que se trata de desenvolver um olhar crítico sobre o mercado a sua volta.

Ao observar que um produto se destaca em seu nicho, busque entender seu diferencial. Atente-se ao preço, embalagem e a oferta de merchandising que esse produto necessita.

PENSE NA EXPERIENCIA DO CLIENTE

Uma estratégia para montar um mix de produto bem elaborado é aquela que consegue atender com eficiência e qualidade os nichos de mercado a que se propõe. O cliente deve ser o centro de qualquer ação de marketing e vendas.

O mercado está cada vez mais exigente e, com isso, os consumidores estão mais informados e engajados. É preciso analisar como o seu mix fará diferença na vida dos seus consumidores e nas suas necessidades.

De que maneira sua equipe desenvolverá o plano de ação para gerar impactos positivos e agregar valor? Sua loja pode até ter um amplo mix de produtos, mas a quantidade não fará diferença se você não souber aproximar seu cliente, por meio de uma experiência do cliente incrível. (dúvidas sobre como proporcionar uma boa experiência ao seu cliente? clique aqui.

Pode parecer complicado, mas com estratégias bem definidas e o planejamento baseado em dados atualizados, a definição do mix de produtos fica muito mais intuitiva, completa e menos arriscada.

E aí, qual dica você já põe em prática em seu comércio e qual pretende colocar? Conta para gente aqui nos comentários!

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